quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Aproveite suas férias: você pode ganhar um notebook

Faça uma matéria escolhendo um dos três temas abaixo:


a) O rio Gravataí começa dentro de casa: Quando você abre a torneira ou produz lixo diariamente, influencia nas mudanças do rio e dos arroios que formam a bacia hidrográfica do Gravataí. A sua comunidade tem contribuído para diminuir esse impacto?

O QUE FAZER: Entrevistar pessoas da sua região e contar o que elas estão fazendo para economizar água ou como estão tratando o lixo. Vale, por exemplo, casos de pessoas que coletam água da chuva, que lavam carro com balde e não com mangueira, que controlam o tempo no chuveiro, que estejam separando o lixo para os papeleiros, que guardam o lixo orgânico para produzir adubo ... Produza fotos dos entrevistados e do que estão fazendo.

b) Os personagens da preservação: Você conhece, ou participa, de algum projeto de preservação natural? Conte a história de projetos ou de pessoas, na sua comunidade, que inventaram algo ou estão engajadas para conservar e recuperar os recursos naturais. Desde pequenas hortas a grandes movimentos ambientais.

O QUE FAZER: Descobrir alguma iniciativa na sua rua, escola ou bairro e contar como surgiu a idéia, quantos participam, quem coordena, a quanto tempo existe o projeto e quais os resultados já obtidos. Pessoas que separam o lixo em casa, grupos que fazem a limpeza de arroios ou do rio, pessoas que usam lixo orgânico para fazer adubo para uma horta, pessoas que plantam árvores na beira de um valão ou do rio são alguns exemplos. Produza fotos dos entrevistados e do que estão fazendo.

c) Um tesouro perdido: Ouvir os mais velhos é muito bom. Eles lembram como era o cenário da cidade, do bairro e da sua rua há muitos anos. E tudo mudou. Árvores foram retiradas, os animais desapareceram, os arroios ou o rio ficaram poluídos. Conte histórias de desrespeito à natureza no lugar onde você vive. O que causou tanta perda? E como recuperar? Você conhece experiências que conseguiram recuperar os recursos naturais?

O QUER FAZER: Como o tema sugere, converse com moradores antigos da sua rua ou bairro e descubra casos que acabaram causando danos ao meio ambiente. Conte as histórias e aproveite para saber das pessoas o que elas acham que precisaria ser feito para isso mudar. Produza fotos dos entrevistados e do que estão fazendo.


Fazer um texto jornalístico é simples. Você só precisa contar uma história com base em um dos temas apresentados.


Seu texto terá um ou dois parágrafos, o chamado "lead", com as respostas para as seguintes perguntas:
1. O quê? (a resposta relata o que aconteceu, está acontecendo ou acontecerá).
2. Quem? (a resposta indica os agentes da ação).
3. Quando? (a resposta refere o momento do acontecimento).
4. Onde? (a resposta aponta o local do acontecimento).
5. Como? (a resposta menciona as circunstâncias do acontecimento).
6. Porquê? (a resposta revela as razões do acontecimento).

Esta introdução é um resumo da notícia e os detalhes você vai descrever ao longo do texto sempre tomando o cuidado para ser exato nos nomes de ruas, bairros, pessoas, profissões, idades e declarações dos entrevistados.

Quando você for coletar informações para seu texto deverá anotar tudo e até mesmo o telefone do entrevistado para o caso de você ter esquecido de algo ou precisar tirar uma dúvida no momento de fazer a redação.

Antes de fazer uma entrevista, faça uma relação de perguntas. Assim fica mais fácil de você conversar com as pessoas que lhe darão informações para seu texto. Sempre anote tudo o que um entrevistado disser. Quanto mais informação, melhor. Na hora de escrever sua redação você não precisará usar tudo, mas não poderá deixar de fora as mais importantes e que tenham relação com o tema escolhido.

Fotos, gráficos ou dados estatísticos fazem parte do trabalho de coleta de dados e podem ser usados na apresentação da redação a ser inscrita no concurso.
Leia o regulamento.

Nenhum comentário: