quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Inscrições até o dia 21 de março

As inscrições para o concurso Repórter-Mirim estão prorrogadas até o dia 21 de março. A premiação será entregue no dia 31 de março de 2008. Veja abaixo o regulamento completo:


Repórter-Mirim da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí
REGULAMENTO
Do concurso
1 - O Grupo CG de Comunicação, que edita os jornais Correio de Gravataí, Diário de Cachoeirinha e Diário de Viamão, realiza, com o patrocínio da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), o concurso Repórter-Mirim da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do uso racional da água, da educação ambiental e da preservação da natureza no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, mediante a produção de textos jornalísticos.
Das inscrições
2 - Podem se inscrever no concurso até as 18h do dia 21 de março de 2008 alunos de quinta a oitava séries devidamente matriculados no ensino regular de escolas municipais, estaduais ou particulares. Somente poderão participar estudantes de escolas instaladas nos municípios de Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão. É livre o número de alunos concorrentes por escola.
3 - O Grupo CG de Comunicação oferecerá oficinas gratuitas de capacitação para professores e coordenadores pedagógicos envolvidos no concurso. Datas e locais serão divulgados pelos jornais e Comissão Organizadora.
4 - Os participantes do concurso deverão produzir, a partir de pesquisas multidisciplinartes internas e externas ao ambiente escolar, texto de cunho jornalístico dentro de um dos seguintes temas propostos:
a) O rio Gravataí começa dentro de casa: Quando você abre a torneira ou produz lixo diariamente, influencia nas mudanças do rio e dos arroios que formam a bacia hidrográfica do Gravataí. A sua comunidade tem contribuído para diminuir esse impacto?
b) Os personagens da preservação: Você conhece, ou participa, de algum projeto de preservação natural? Conte a história de projetos ou de pessoas, na sua comunidade, que inventaram algo ou estão engajadas para conservar e recuperar os recursos naturais. Desde pequenas hortas a grandes movimentos ambientais.
c) Um tesouro perdido: Ouvir os mais velhos é muito bom. Eles lembram como era o cenário da cidade, do bairro e da sua rua há muitos anos. E tudo mudou. Árvores foram retiradas, os animais desapareceram, os arroios ou o rio ficaram poluídos. Conte histórias de desrespeito à natureza no lugar onde você vive. O que causou tanta perda? E como recuperar? Você conhece experiências que conseguiram recuperar os recursos naturais?
5 - As pesquisas multidisciplinares poderão ser feitas em grupos mas os textos deverão ser individuais e deverão, necessariamente, estar acompanhados de uma ou duas imagens produzidas pelo autor, sendo permitido o envio de no máximo cinco. As imagens podem ser fotografias, ilustrações, charges ou gráficos obrigatoriamente relacionadas ao tema explorado no texto e devem estar devidamente legendadas. Todos os trabalhos inscritos devem ser inéditos.
6 - A redação final dos textos jornalísticos não poderá ser modificada por professores, coordenadores pedagógicos ou outros profissionais. Sendo notado pela Comissão Julgadora que houve alteração no texto o autor estará automaticamente desclassificado, não cabendo nenhum tipo de recurso.
7 - Os textos deverão ter título e ser apresentados em Word com fonte Arial, corpo 12 e com no mínimo 25 linhas e no máximo 150 linhas. No cabeçalho devem constar as seguintes informações:
a) Município
a) Nome completo, endereço, telefone da escola;
b) Nome completo, endereço, série e telefone do aluno;
c) Nome completo e telefone do professor responsável.
8 - Os trabalhos deverão ser entregues em um envelope, impressos em papel no formato A4 ou gravados em meio digital (CD ou disquete) ou, ainda, enviados por e-mail para promocao@grupocg.com.br até as 18h do dia 20 de março de 2008. As fotografias ou ilustrações deverão necessariamente acompanhar os textos e ser
enviadas por e-mail para promocao@grupocg.com.br ou ser entregues em meio digital (CD ou disquete). No caso de trabalhos entregues impressos, as fotografias deverão ser entregues impressas em papel fotográfico no formato 10x15. Os trabalhos não enviados por e-mail deverão ser entregues por alunos ou representantes nos seguintes endereços: Viamão - No Diário de Viamão, Rua dos Operários, 84, Centro; Cachoeirinha - No Diário de Cachoeirinha - Rua Dona Cecília, 141, Vila City; Gravataí - No Correio de Gravataí, Avenida Dorival de Oliveira, 6626, Parque Florido.
Da seleção e julgamento
9 - A seleção e julgamento dos textos caberá à Comissão Julgadora, cujas decisões serão irrecorríveis, e que integrada pelos editores-chefes do Correio de Gravataí, Diário de Cachoeirinha e Diário de Viamão, além de um representante da Companhia Rio-Grandense de Saneamento – Corsan, patrocinadora do concurso.
10 - Serão os seguintes os critérios de avaliação:
a) Caráter regional: Dentro dos temas propostos, o texto deverá fazer referência à região ou comunidade em que está inserida a escola do aluno. Serão considerados a utilidade, o interesse e a importância do assunto para a região/comunidade.
b) Originalidade: Os textos não poderão ser copiados de outras fontes. Será considerada a criatividade no tratamento do assunto escolhido.
c) Redação: A coerência e coesão do texto e sua caracterização como matéria jornalística serão essenciais. Será considerada, também, a correção ortográfica e gramatical.
d) Qualidade da pesquisa: A variedade das informações e as fontes consultadas serão determinantes para avaliar a qualidade da pesquisa.
e) Imagens: As fotos, gráficos e outras imagens que acompanhem os textos deverão ser originais e produzidos pelos próprios alunos. A qualidade do material será avaliada em função da possibilidade de reprodução.
11- A seleção será realizada em duas etapas:
1ª etapa – Classificará, independentemente do município, série ou escola, os melhores trabalhos. Como reconhecimento e divulgação, os textos selecionados serão utilizados na produção de um Caderno Especial que circulará encartado, em data a ser definida pelo Grupo CG de Comunicação, nos jornais Correio de Gravataí, Diário de Cachoeirinha e Diário de Viamão, podendo ou não ser editados a critério do Grupo CG de Comunicação conforme a disponibilidade de espaço. Os selecionados também terão seus nomes divulgados em matéria a ser veiculada nos três jornais do Grupo CG de Comunicação.
2ª etapa – Selecionará o primeiro colocado dentre todos os alunos classificados na primeira etapa para receber como prêmio um notebook. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá dia 31 de março de 2008 em local e data a serem divulgados.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12 - Os trabalhos inscritos, selecionados ou não para a edição do Caderno Especial, não serão devolvidos aos autores.
13 - Os autores dos textos selecionados para a edição do Caderno Especial do concurso autorizam deste já o Grupo CG de Comunicação a utilizar, sem qualquer ônus, os trabalhos inscritos, bem como seus nomes e suas imagens pessoais, para fins de edição do Caderno Especial, propaganda e outros materiais de cunho promocional.
14 - A entrega do texto original, por parte da escola, diretamente pelo aluno ou seu representante constitui por si só a inscrição para participação no concurso, constituindo-se também em instrumento de plena aceitação, por parte do concorrente, das normas estabelecidas neste regulamento.
15 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora.

Nenhum comentário: